5 Benefícios de promover a participação dos funcionários

Aumentar a participação dos funcionários é um grande desafio enfrentado por muitos gestores e profissionais de recursos humanos.Afinal, feedback e sugestões são aspectos essenciais para fazer mudanças úteis que beneficiem todos os participantes. No entanto, às vezes, incentivar os funcionários a se envolverem além de seu trabalho normal pode parecer como se você estivesse puxando seus dentes.
Muitas vezes o problema não é que os funcionários não estão dispostos a oferecer sugestões, e é apenas que eles não se sentem como se houvesse uma espaço confortável para isso. É fundamental para os gerentes e pessoal de RH estabelecer canais de comunicação claros. Além disso, não se esqueça de fazer perguntas sobre sentimentos sobre fluxos de trabalho, realmente ouvindo as respostas. Certifique-se de que os funcionários se sintam recompensados ??pela sua contribuição e participação, ou então não continuarão a fazer isso.
Os benefícios da maior participação dos trabalhadores são claros, e vale a pena o esforço. Eles incluem: construção de comunidade, melhor comunicação, menos estresse, maior produtividade e maior qualidade do produto.

1. Construindo uma comunidade mais forte
Quando todos participam, a empresa é beneficiada pelo desenvolvimento de uma comunidade de funcionários. Funcionários que sentem que sua opinião é valorizada e enxergam que as mudanças são projetadas para beneficiar tanto eles quanto o cliente, são mais propensos a se sentirem investidos no sucesso da empresa.
Estes empregados querem compartilhar suas opiniões em como melhorar, porque a qualidade de seu ambiente de trabalho e do produto lhes importam.

2. Melhorar a Comunicação
Outro grande benefício da participação dos funcionários é a quebra de barreiras de comunicação tradicionais. Os funcionários que têm um canal sólido para expressar seus pensamentos e medos em relação à direção da empresa são mais propensos a apontar pontos de problemas em um fluxo de trabalho ou formas inovadoras de fazer as coisas.
A aversão a mudanças na política, fluxos de trabalho, etc. tendem a ser o maior contribuinte para diminuir o entusiasmo dos funcionários. Melhorar a participação e a comunicação entre empregador e colaborador é uma estratégia-chave para ajudar a explicar e construir a aceitação de novas mudanças. Gestores acabam descobrindo que é absolutamente crítico reunir a contribuição dos funcionários para avaliar as metas com base nos resultados.

3. Reduzir o estresse
A participação também pode servir para reduzir o estresse tanto em empregados quanto em empregadores. O estresse pode se acumular em torno de incertezas quanto às mudanças da empresa, novos fluxos de trabalho ou porque as idéias dos funcionários não são levadas em consideração.
Se for permitida sua acumulação ao longo do tempo, o estresse pode ter uma série de impactos significativos sobre o corpo, como pressão arterial elevada, dores de cabeça ou falta de motivação. Estes fatores podem causar que empregados percam mais dias de trabalho e não sejam tão produtivos enquanto eles estão trabalhando.

4. Aumentar a produtividade
Falando de produtividade, a participação dos trabalhadores na direção da empresa e na tomada de decisões também pode ajudar a torná-los mais produtivos no longo prazo.
Isso ocorre por diversas razões, incluindo: menos estresse, um ambiente de trabalho mais feliz, sentimento de valorização e um compromisso de ver mudanças positivas em sua fruição. Além disso, algumas das alterações ou fluxos de trabalho sugeridos pelos funcionários podem realmente melhorar o tempo de processamento ou tornar certos aspectos do trabalho muito mais ágeis.

5. Aumentar a qualidade do produto
Finalmente, o engajamento dos funcionários também pode ser executado de uma maneira que torna o produto final de sua empresa muito melhor. Por exemplo, se os funcionários estão mais bem informados sobre os rumos da empresa, eles serão capazes de comunicar melhor essas ideias aos clientes. Ou, se as sugestões dos empregados forem levadas em consideração, novos fluxos de trabalho serão implementados mais rapidamente para aumentar a saída do produto.

 
Gerentes e profissionais de recursos humanos que já estão trabalhando para construir um maior envolvimento dos funcionários estão vendo grandes melhorias em seus locais de trabalho. Lembre-se, é um desafio fomentar canais onde os funcionários se sintam confortáveis ??e incentivados a participar na tomada de decisões da empresa. É essencial lembrar-se de fazer perguntas, ouvir as respostas e tentar recompensar a participação. Em seguida, colha os muitos benefícios da participação dos trabalhadores!

Autora: Brittni Brown

Fonte:
http://recursosehumanos.com.br/artigo/beneficios-participacao-funcionarios/